Trupe Família Clou

Bem-Vindos à nossa Família!

29/03/2010

Família Clou: o menor circo do mundo




Família de Nova Friburgo ganha prêmio do MinC e traz o riso e a alegria para a praça
Matérias 25.03.2010

Eles são criativos, divertidos, arrojados e expressivos. Eles dançam, pulam, gritam, ficam em absoluto silêncio, fazem caretas, sorriem e fingem que choram. Eles encantam adultos e jovens, mas alucinam as crianças. Com vocês, a Família Clou e seu espetáculo O menor circo do mundo.
É o menor circo e cabe em qualquer praça, teatro, rua. Com esse slogan, a dupla de palhaços , Frango e Nina, leva alegria e cultura a centenas de pessoas que prestigiam as apresentações em diversas cidades das regiões serrana e centro-norte do estado. Frango é Dalmo Latini, de 35 anos. Nina é Talita Malone, de 27. Casados há onze anos, os dois professores primários trabalham desde 2003 com o circo. O elenco é completado pelos filhos Ian, de sete anos, e Isabela, de onze.
"O palhaço ri de si mesmo, é aquele que erra o tempo todo", diz Talita. "Buscamos o palhaço pelo lado humano", completa Dalmo.
A Família Clou é uma das pioneiras em Nova Friburgo e região na linguagem do clown & circo, com apresentações em praças, teatros, fábricas e outros locais de acesso democrático e gratuito. Juntos, eles criaram e desenvolveram espetáculos desde 2003, participando de inúmeros festivais e encontros, como Anjos do Picadeiro (Bahia, 2006), Projeto Circunferência (Sesc Ramos), Projeto Cambalhota (Sesc Tijuca), Tenda das Artes (Sesc Madureira), e Festival de Inverno – Nova Friburgo, sempre buscando o aperfeiçoamento contínuo e a troca de experiências, tendo como foco a arte do palhaço.

O Prêmio
O grupo recebeu recentemente o prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo 2009, da Funarte-Ministério da Cultura, na categoria trupes circenses de pano de roda. Com esta premiação, a família reformulou o espetáculo no qual trabalham há mais de sete anos, contando com a direção de João Carlos Artigos (Teatro de Anônimo/RJ), criação e execução de figurinos com Raquel Theo (Petrópolis) e cenografia da artista plástica Sandra Valle (Nova Friburgo).
Como parte do prêmio, a família está percorrendo as cidades de Nova Friburgo, Cordeiro, Bom Jardim, Macuco e Cantagalo com a apresentação. Além disso, os atores realizam oficinas de malabares, de construção com materiais recicláveis e de iniciação à técnica circense. A Trupe Família Clou propõe um trabalho cômico e poético, pautado na interação com o público. Nas apresentações do ano passado, Dalmo recebia a plateia com a sua sanfona lírica, preparando o clima para muita descontração, alegria e emoção. Com tanta perseverança após sete anos de estrada, vale um “viva” à Família Clou, um “viva” aos palhaços friburguenses e um “viva” maior ainda para os artistas populares de toda região.
Colaboração de Álvaro Lutterback

www.cultura.rj.gov.br/materias/familia-clou-o-menor-circo-do-mundo


Família Clou, um espetáculo pra morrer de rir

Nenhum comentário: